quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Foto retirada do livro Medicina Legal Texto e Atlas Hygino Hercules ed. Atheneu. Trata-se de uma ferida de entrada por projétil de arma de fogo. O disparo foi efetuado à curta distância. Percebam claramente a orla(zona) de tatuagem. Este sinal é representado pelos grãos de pólvora incombustos  decorrentes do disparo,esses resíduos ficam impregnados na derme. De modo que mesmo lavando o corpo, o sinal NÃO desaparece, exatamente porque ele fica localizado na derme e NÃO na epiderme é como se fosse uma verdadeira tatuagem. Se um cadáver for encontrado com esse sinal, é possível afirmar que é um orifício de entrada de projétil de arma de fogo e que o disparo foi efetuado à curta distância ou a queima-roupa que é a mesma coisa.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

As energias de ordem mecânica decorrem da modificação do estado de repouso ou de movimento do organismo. Provocam uma alteração interna ou externa do corpo. Armas naturais(mãos, pés, cotovelos, joelhos,dentes e unhas),armas propriamente ditas(armas de fogo, punhal, cassetete...),armas eventuais(navalha, canivete, faca,bengala, tijolo, barra de ferro, foice...), animais, maquinismos e peças de máquinas e meios diversos como quedas e explosões. A energia mecânica atua por: pressão,tração, torção, percussão, compressão, deslizamento, explosão e distensão. De acordo com o resultado da lesão esses agentes mecânicos classificam-se em: perfurantes, cortantes, contundentes, perfurocortantes, perfurocontundentes e cortocontundentes. Por sua vez e respectivamente a ação dos agentes mecânicos produzem feridas:puntiformes(punctórias), cortantes(incisas), contusas, perfurocortantes(perfuroincisas) ,perfurocontusas e cortocontusas.
A Traumatologia Forense é a parte da Medicina Legal que estuda as energias que ofendem a integridade física ou mental. É sem dúvida um dos capítulos mais importantes da Medicina Legal. A Traumatologia se ocupa das implicações jurídicas decorrentes da ação dos agentes vulnerantes que são capazes de lesar o organismo ou de prejudicar de alguma forma o seu perfeito funcionamento. A melhor classificação dessas energias e a seguida por quase toda doutrina com exceção do professor Hygino Hercules é a de Borri. Dessa forma, podemos dividir as energias em :energias de ordem mecânica, de ordem física, química, físico-química, bioquímica, biodinâmica e energias de ordem mista.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

" Onde quer que ele pise(o criminoso), o que ele toca , tudo o que ele deixa, mesmo inconscientemente, servirá como uma testemunha silenciosa contra ele. Não apenas suas impressões digitais ou as impressões de suas pegadas, mas os cabelos ; as fibras de suas roupas ; o que ele usa para quebrar o vidro; da ferramenta a marca que ele deixa; da pintura, o objeto que a arranha ; o sangue ou o sêmen. Tudo isso e muito mais, um testemunho mudo contra ele. Esta é a prova de que não se esquece. Não é confundida pela emoção do momento. A prova é factual. Provas físicas não podem ser totalmente ausentes. Somente a incapacidade humana para encontrá-la, estudá-la e interpretá-la pode diminuir seu valor". Teoria de Locard. De Edmond Locard.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

" O cadáver é a testemunha mais importante de um homicídio". Lacassagne
"Uma necrópsia mal feita não pode ser refeita " Lacassagne
Se convencionou a chamar de LOCAL DE CRIME os limites territoriais da infração penal no tempo e no espaço. A preservação do local é fundamental para a tentativa de reconstruir a dinâmica do evento. A delimitação do espaço não é uma tarefa fácil, a dúvida deve prevalecer para que o perito corretamente observe o início e o fim do cenário. Se por exemplo, existir uma gota de sangue a 500 metros do LOCAL toda esta área será considerada local de crime. A intuição e a imaginação criadora fazem parte das premissas da Perícia Criminal. A função do perito é de apenas ver repetir o que viu, entretanto, nos laudos de dinâmica do evento é claro que a elaboração é de acordo também com a imaginação e a intuição. Qualquer laudo pericial pode ser contestado. No exame de local de crime as perguntas clássicas que devem ser respondidas são: O quê? Como? Quem(autor e vítima) ?Quando? Onde ? Por quê?. Estas perguntas representam os mandamentos básicos de orientação para o perito de local de crime buscar responder com o exame pericial.